quarta-feira, fevereiro 02, 2005

WHOEVER SLEW AUNTIE ROO? / WHAT’S THE MATTER WITH HELEN?


WHOEVER SLEW AUNTIE ROO?, de Curtis Harrington, 1971 [EUA/GB]
☻☻
Shelley Winters em mais um papel maquiavélico. Excelente atmosfera gótica num filme que parece cruzar «Oliver Twist», «Psycho» e a história da Casinha de Chocolate. Há fornos, bolinhos, muitos doces e, claro, uma bruxa mascarada de meiga tia solitária. Pena que o resto seja tão rotineiro.

WHAT’S THE MATTER WITH HELEN?, de Curtis Harrington, 1971 [EUA]
☻☻☻☻
Também de Harrington, este ganha o título de bizarria da semana. É um melodrama de horror cruzado com comédia musical, feito por um grande estúdio, a MGM, e abrilhantado por duas actrizes de primeira linha: Shelley Winters e Debbie Reynolds. Para além de abordar temas bem adultos, como a culpa, a dependência e a frustração sexual (há aqui um subtexto lésbico para quem gosta de descortinar essas andanças em filmes clássicos), Harrington prova que o seu anterior trabalho com o experimental Kenneth Anger só lhe fez bem.

(Outro dos excelentes - e bastante ace$$íveis - DVDs duplos da americana Midnite Movies, MGM. Apenas um trailer como extra, mas tem legendas em inglês e óptimas caracteristicas técnicas. Comprei aqui.)