sexta-feira, maio 27, 2005

TROLL / TROLL 2


TROLL, de John Carl Buechler, 1986 [EUA]

TRAILER
Produzido por Charles e Albert Band e realizado pelo veterano dos efeitos especiais low-budget John Carl Buechler, «Troll» capitaliza no êxito de «Gremlins», «Ghoulies» e companhia, mas distancia-se dos seus pares com uma narrativa aparentada dos contos-de-fadas, onde cabem fadas, gnomos e adolescentes em busca do seu lugar no mundo. É um esforço meritoso, por contornar os clichés da fantasia B com muito humor e colorido visual, se bem que o ritmo desequilibrado e a evidente falta de meios acabem por cortar as asas e deixar o filme a rastejar pelos terrenos das curiosidades de clube-de-vídeo.

TROLL 2, de Drake Floyd (Claudio Fragasso), 1990 [Itália]
☻☻
TRAILER
Sequela não-oficial levada a cabo por elementos da trupe italiana que nos ofereceu as várias bootlegs de «Emanuelle» (sim, com um 'm' apenas, para se diferenciar da série francesa) que invadiram o mercado soft-core a partir de meados de 70. É o mesmo que dizer Joe D’Amato, que surge como produtor, Laura Gemser (actriz liberal aqui convertida em designer de guarda-roupa) e Claudio Fragasso, que realiza usando o pseudónimo Drake Floyd. «Troll 2» é daquele tipo de fitas que não se percebe se assume o seu estatuto trash ou se é simplesmente um projecto "fora", feito às três pancadas para somar uns tostões. O que é certo é que, desde os primeiros frames, nada faz sentido nesta história que nem se esforça por seguir o universo do filme de Buechler (presumo que os autores nem o tenham visto!). Não há trolls que se vejam, apenas uns anões com umas carapuças muito mal amanhadas, o argumento confunde contos para crianças com histórias kinky cheias de alusões sexuais sinuosas e o resultado é uma comédia absurda de rir e chorar por mais. Muito mau, deveras inesquecível.

(Mais uma double feature da MGM, a edição região 1 tem legendas em inglês e trailers para ambos os filmes. Comprei a minha aqui.)