segunda-feira, julho 25, 2005

AXE / THE ELECTRIC CHAIR


AXE, de Frederick R. Friedel, 1977 [EUA]
☻☻
Drama e horror num low-budget realizado por Frederick R. Friedel («Kidnapped Coed») e distribuído pelo rei da sexploitation Harry Novak. «Axe» parece um cruzamento de «Desperate Hours» e «Last House on the Left», ao levar um grupo de criminosos a ocupar a casa de uma jovem que vive com o seu avô tetraplégico. A tensão inicial, apresentada de forma sóbria e surpreendentemente eficaz, dá lugar ao quase slasher, quando nos apercebemos que a rapariga sofre de sérios distúrbios emocionais e começa a despachar os raptores um a um. É evidente que a falta de jeito não pode fazer muito por «Axe» (e a falta de dinheiro não ajuda), mas o ambiente malsão, conseguido pela seco trabalho de câmara e por um grupo de actores tão empenhados quanto inexperientes, é mais do que suficiente para justificar que o filme não caia no esquecimento. Também conhecido como «Lisa, Lisa» e «California Axe Murders».

THE ELECTRIC CHAIR, de J.G. Patterson Jr., 1977 [EUA]

Parece um filme de tribunal, até se passar, lá perto do fim, e entrar no território do puro trash. A ideia é interessante no papel, mas a fita é um martírio de se ver. Felizmente ninguém vai pagar por ela, já que é apresentada como extra no DVD de «Axe».

(Mais uma edição região 1 da Something Weird recheada de extras. Duas mãos cheias de trailers de produções de Harry Novak e várias curtas e documentários bizarros. Vale muito a pena e está à venda aqui.)