quinta-feira, outubro 20, 2005

POINT BREAK


de Kathryn Bigelow, 1991 [EUA]
☻☻
TRAILER
Os anos 80 viram nascer uma nova força criativa a operar no cinema de acção, pela mão de realizadores como John McTiernan e James Cameron, colossos de som e fúria que ajudaram a conceber uma nova ideia de masculinidade cinematográfica, mesmo nas suas personagens femininas. Kathryn Bigelow, autora do fabuloso western vampiresco «Near Dark» (1987), foi a única mulher a entrar nesta liga de cavalheiros, tendo sido imediatamente adoptada por Cameron, que viria a produzir dois dos seus esforços mais mainstream. Serve isto para dizer que o melhor no seu universo criativo resulta de uma extrema capacidade em fotografar a tensão e representar a adrenalina dentro da estrutura narrativa, de que este «Point Break» («Ruptura Explosiva» em português) dá alguns excelentes exemplos.
Pena que a história sobre um agente do FBI (Keanu Reeves, fresquinho de «My Own Private Idaho», a estrear-se de forma pouco convincente como action hero) e a sua amizade para com um grupo de surfistas delinquentes que deveria investigar, ceda muitas vezes lugar à espiritualidade fast-food, e que o argumento descambe numa série de inverosimilhanças que anulam a identificação com a acção. Pior ainda, todo o universo onde decorre - o da fauna "radical" e pintarola - mostra-se hoje como uma colecção de tiques e trejeitos (o cameo de Anthony Kiedis é quase grotesco neste sentido) que só contribuem para datar a película de forma nada simpática. (...)

[Texto editado a partir do original publicado na revista DVD Review, número 26, Dezembro de 2003.]

(Foi lançado por cá pela Lusomundo, numa edição sem extras. Semelhante é a versão britânica, mas bem melhor é a edição americana, que traz um documentário e uma pista em DTS. Vejam-na aqui.)