segunda-feira, outubro 31, 2005

RICOCHET


de Russell Mulcahy, 1991 [EUA]
☻☻☻
TRAILER
Nick Styles (Denzel Washington), honesto polícia e prendado chefe de família, é perseguido por um criminoso alucinado (John Lithgow) que enviara anos antes para a prisão. Raptado, drogado, violado e incriminado pelo aqui-inimigo, vai ter então de provar à sua família, colegas e mesmo à opinião pública (habituado a vê-lo como herói nacional) que afinal está inocente dos crimes de que é acusado.
Como já devem ter percebido, «Ricochet» é um thriller de apurado sentido de humor. Não é uma comédia de acção - são poucas as piadas imediatas -, mas gere os desenvolvimentos de forma tão rocambolesca que atira a credibilidade às urtigas, enveredando pelo mais desvairado registo cartoonesco. Temos personagens em constante registo over-the-top (o próprio Washington, pouco dado a estas coisas, é hilariante quando surge tão ou mais intoxicado que Pete Doherty), uma morte com uma serra de bricolage (sim, há algum gore) e ainda um combate à espadeirada na prisão que lembra «Highlander», ainda o maior êxito de bilheteira do realizador Russell Mulcahy. É divertimento garantido.

[Texto editado a partir do original publicado na revista DVD Review, número 26, Dezembro de 2003.]

(Editado por cá pela Lusomundo, infelizmente sem extras e em fullscreen. O mesmo se passa com a versão americana e com a inglesa, sendo que esta última apenas ganha às outras no preço.)