domingo, fevereiro 12, 2006

FEAR DOT COM


de William Malone, 2002 [EUA]
☻☻
TRAILER
(...) Tal como o hype se encarrega de uniformizar positivamente as opiniões de crítica e espectadores, também o anti-hype cria consensos à volta de certos objectos artísticos. Só que ao contrário. «Fear Dot Com» («Medo.Com» em português) foi um desses casos, com tudo e todos a cair-lhe em cima. Os jornais esventraram-no, o público saiu da sala a rogar pragas e o resultado nas bilheteiras norte-americanas foi perto de catastrófico. Vale este novo filme de William Malone (realizador do remake de «House on Haunted Hill») o tempo dispendido em tanto ódio colectivo? Sem grandes surpresas - porque isto dos hypes é, já se sabe, um pretexto chique para a falta de gosto individual -, a resposta é negativa.
Um detective da NYPD é destacado para investigar uma série de mortes, e descobre que as vítimas têm uma coisa em comum: todas elas acederam a um site snuff - dêem lá um salto, sem medos - 48 horas antes de morrer. A história é uma patetice, está visto, e lembra em demasia «Ringu», mas quem está à espera de uma narrativa original e coerente foi bater à porta errada. Malone está mais interessado - e confirma-o no comentário áudio do DVD - em recriar paisagens do medo, e nisso é muito bem sucedido. Para mais, as presenças de Stephen Dorff, Udo Kier (viva!), Stephen Rea e Jeffrey Combs são sempre garantia de que não descolaremos os olhos do televisor, mesmo quando o filme se perde em corredores sem saída e arranje soluções que não lembram ao diabo. (...)

[Texto editado a partir do original publicado na revista DVD Review, número 25, Novembro de 2003, com o título "Com o rabo entre as pernas"]


(Edição nacional da Lusomundo com vários extras. A versão britânica é exactamente igual - mesmo na legendagem - e está aqui, para quem prefere as suas compras online e bem baratinhas.)