segunda-feira, março 20, 2006

13 GHOSTS


de William Castle, 1960 [EUA]
☻☻☻☻
Depois do engenhoso «House on Haunted Hill», eis o regresso de William Castle às histórias de assombrações. O sobrinho do Dr. Zorba (Charles Herbert, conhecido como a mosca no primeiro «The Fly», original de 1958) herda do tio um palacete, para o qual se muda com a família. Acontece que o doutor era um coleccionador de fantasmas... e estes vieram com a herança. Desta vez, o habitual gimmick usado por Castle veio na forma de um par de óculos - "Illusion-O!" -, oferecido à entrada das sessões para que os espectadores pudessem "descobrir" as figuras do além durante a projecção do fime (e a boa notícia é que esta edição em DVD traz o simpático adereço). E a fita? É um ingénuo divertimento entretanto convertido em clássico B (e com direito a absurdo remake recente), perfeito para juntar a família numa matiné de terror retro.


[Texto editado a partir do especial dedicado a William Castle publicado na revista DVD Review, número 24, Outubro de 2003.]

(Para além dos óculos, a edição norte-americana traz ainda uma entrevista a William Castle, uma pequena peça sobre a concepção do "Illusion-O!" e uns quantos trailers e notas de produção. Para comprar aqui.)