quinta-feira, março 09, 2006

THE GATHERING


de Brian Gilbert, 2001 [EUA]

TRAILER
Tudo começa com a descoberta acidental de uma antiga igreja soterrada sob uma paisagem campestre britânica. Ao mesmo tempo, uma turista americana (Christina Ricci) é violentamente atropelada e perde a memória. A família que guiava a acidentada viatura resolve dar-lhe abrigo até que a jovem se lembre qual é a sua identidade e o que tinha ido fazer àquela pequena povoação. Seguem-se visões, aparições, Rottweilers raivosos, e um grupo de espectros com cara de poucos amigos.
Apesar da promessa dos nomes envolvidos (no elenco temos também Kerry Fox, a soberba actriz de «Intimacy», e atrás das câmaras está Brian Gilbert, aplaudido pelo seu «Wilde»), pouco há que se recomende neste «The Gathering», thriller sem garra nem ideias de cinema que sustentem a sua previsível história sobrenatural. Lembra «Village of the Damned» e «The Omen», havendo até um cheirinho a «Jeepers Creepers» logo nos primeiros minutos, e estas inevitáveis comparações não lhe podiam ser menos abonatórias. É que nada aqui ultrapassa a convencional história de espíritos à deriva, faltando personagens motivadas e um suporte dramático coerente que lhes justifique as acções. Sobra a interessante utilização das paisagens rurais inglesas, algo que, inserido num contexto de horror, poucas vezes voltámos a ver desde os tempos da Hammer.

[Texto editado a partir do original publicado na revista DVD Review, número 33, Julho de 2004.]

(A edição em DVD da LNK, sob o título «Encontros Fatídicos», mais parecia um fantasma. Sem qualquer extra e representando um filme que mal se deixou ver nas salas de cinema nacionais, parecia destinada ao solitário limbo do anonimato. O que é certo é que nunca mais a encontrei por aí. Lá fora também não estamos melhor servidos. Deu para descobrir apenas uma edição alemã e uma brasileira.)