quinta-feira, abril 20, 2006

THE CHILDREN


de Max Kalmanowicz, 1980 [EUA]
☻☻
TRAILER
Produzido em 1980 a pensar no circuito drive in local, «The Children» acabou por se revelar um dos êxitos surpresa do ano (tanto maior quanto minúsculo foi o orçamento), o que não impediu que a fita tenha caído no esquecimento generalizado - parece que só existiu uma edição em VHS por volta de 1985 e apenas para o mercado norte-americano. Mas porque a Troma também serve para alguma coisa, surge agora em DVD pela mão de Lloyd Kaufman, a partir de uma das poucas cópias existentes.
«The Children» destaca-se do exploitation de terror de então por ambicionar criar uma boa atmosfera creepy. Há uma história com pés e cabeça (dentro do possível: afinal trata de um surto de crianças zombie radioactivas), actores esforçados, boa gestão de ritmo, efeitos gore jeitosos e tudo isso que se quer. Mesmo que acabe por não resultar no clássico que podia ter sido - e isso deve-se à inexperiência dos envolvidos -, sabe tão bem quando as pessoas se esforçam, não é, senhor Kaufman?



(O DVD da Troma, região 0, apresenta uma série de extras, entre os quais entrevistas e um excerto do musical - !! - que fizeram a partir do filme. Vejam aqui.)