sábado, agosto 19, 2006

THE RED SHOES


de Kim Yong-gyun [Coreia do Sul, 2005]
☻☻
Não podíamos deixar de sentir alguma curiosidade sobre como o realizador de um drama equilibrado e sensível, como é «Wanee and Junha» (2001), trataria um filme de horror “puro”. «Bunhongsin», no seu título original, traz sequências que culminam em exposição de gore à moda antiga e é um produto refinado no que toca à componente técnica, destacando-se o tratamento plástico da imagem em pós-produção e a música do reputado compositor Lee Byeong-wu, autor das partiras de «A Tale of Two Sisters» (2003) e dos dois mega-sucessos de bilheteiras «The King and the Clown» (2005) e «The Host» (2006).
O problema prende-se com um argumento frágil, sobre um par de sapatos que provocam a morte de quem os cobiça (não há mulher que não fique louca por eles), que não consegue um equilíbrio entre a estrutura do filme de horror e as complicações da psique da personagem central.
Aplaude-se as parcas concessões e uma crueza pouco frequente em tempos que se procura aligeirar filmes de um género que não é suposto ser “ligeiro”. A crueldade atinge outro nível na versão longa do filme, com um par de cenas que nos conseguiram surpreender.
(Não há nenhum problema com a transferência vídeo representada nas imagens abaixo; os sapatos são, de facto, cor-de-rosa.)



(O DVD sul-coreano, Região 3, inclui no segundo disco uma versão M/18 — a classificação da versão de cinema é 15 — incluindo mais violência, cenas de sexo mais explícitas e diversas alterações, sobretudo no final. É difícil avaliar se é melhor ou pior, pois o produtor do disco não achou que valesse a pena colocar legendas em inglês nessa versão. Alternativas baratas: edição de Hong Kong e coreana de um disco. Vd., por exemplo, na Sensasian)
http://www.asia.cinedie.com/