terça-feira, fevereiro 20, 2007

INVISIBLE INVADERS


de Edward L. Cahn, 1959 [EUA]
☻☻
Como muita da sci-fi dos anos 50, «Invisible Invaders» apresenta-se como aventura pacifista: neste caso, extra-terrestres ameaçam invadir a Terra caso os líderes mundiais não avançem com o desarmamento - afinal é possível darmo-nos todos bem! Como muita da sci-fi dos anos 50, o que sobra a «Invisible Invaders» em ingenuidade e charme cheesy, falta-lhe em interesse pela forma e narrativa (há inclusive um narrador que vai explicando toda a acção que vemos no ecrã). Mas o que destaca a fita de Edward L. Cahn de muitos seus semelhantes B é a solução engenhosa para escapar aos limites do budget. Nunca vemos as criaturas, porque elas são... invisíveis, apoderando-se de corpos humanos para levar a cabo o seu plano invasor («Plan Nine From Outer Space», alguém?). E foram estas imagens de mortos-vivos cambaleando monte abaixo que inspiraram directamente «Night of the Living Dead», que lhe rouba planos e várias das ideias estruturais - é a TV que vai dando notícias sobre a ameaça a um grupo de resistentes barricados numa casa.
Este não foi o único filme de Cahn a servir de base para um clássico do fantástico. «It! The Terror From Beyond Space», conta a história de uma grupo de exploradores em missão de socorro num planeta hostil, onde apanham inadvertidamente uma forma de vida extra-terrestre que vai usar as condutas de ar da nave para se esconder e movimentar. Presos a bordo com a criatura, vão ter que lutar pela sobrevivência. Lembra-vos alguma coisa?




(Edição dupla da colecção Midnite Movies da MGM - região 1 - com «Invisible Invaders» e «Journey to the Seventh Planet». Tem trailer para ambos os filmes e legendas em inglês, espanhol e francês. Ver aqui.)