sábado, maio 05, 2007

GOZU


de Miike Takashi [Japão, 2003]
☻☻☻☻☻
O que era para ser um convencional filme de yakuza e um veículo para a carreira do actor Sone Hideki, mudou de registo e transformou-se numa espécie de comédia de horror surreal, prenhe de simbolismo homoerótico. Algo que, afinal, não é de todo surpreendente, quando o projecto cai nas mãos de Miike Takashi e do argumentista Sato Sakichi. Sato — a quem ficou reservado um pequeno papel como empregado de café travesti, com direito a uma cena de cócoras no WC — trabalhou com Miike em «Ichi the Killer».
«Gozu» (o título significa “cabeça de vaca” — ou talvez “cabeça de bovino”, pois o caracter chinês não discrimina género) não deixa de ser um yakuza eiga na sua essência. Minami (Sone) tem ordens para se livrar do seu sénior, Ozaki (Aikawa Sho, uma estrela do directo-para-vídeo), tido como louco depois de atacar um chihuahua que denunciou como “cão de ataque yakuza”, mas ele desaparece misteriosamente. Minami, confuso quanto à real razão pela qual procura Ozaki, vai vaguear pela cidade de Nagoya e encontra personagens e cenários estranhos. Existem vários pontos altos, cuja abordagem implicaria falar demasiado sobre o filme, mas registe-se a reciclagem de yakuzas e um (já) famoso renascer — simbólico e visceral.
Tido como um dos melhores filmes de Miike, «Gozu» funciona bem ao gerir duas atitudes aparentemente inimigas: o “estar nas tintas” quanto à lógica e à narrativa e uma muito bem ilustrada metáfora sobre o amor irrealizável entre dois yakuzas. Subtitulado “Yakuza Horror Theatre”. Título original: «Gokudo Kyofu Daigekijo: Gozu».



(O DVD R1 da Pathfinder R1 inclui um comentário áudio, pelos críticos Andy Klein e Wade Major — de interesse limitado e onde confundem um actor com Miike —, making-of, três entrevistas, trailers, biografias, galerias de imagens e um texto de Tom Mes. Som Dolby 2.0 e imagem anamórfica. Note-se que existem duas versões: uma R, cortada, destinada a lojas americanas “familiares”, e o “unrated director's cut”. Também disponível no Reino Unido pela Tartan.)
www.asia.cinedie.com