terça-feira, outubro 30, 2007

THE ILLUSTRATED MAN


de Jack Smight, 1969 [EUA]
☻☻☻☻
TRAILER
Originalmente publicado em 1951, o clássico homónimo de Ray Bradbury aqui adaptado contava 18 histórias de fantasia, a partir de um segmento central sobre um homem cujo corpo era uma tela viva de tatuagens exóticas. Cada uma dessas ilustrações ganhava vida, convidando o leitor a mergulhar em aventuras que iam da ficção científica ao horror mais visceral, sempre pautadas pela prosa alegórica do autor. Finalmente transposto para o grande ecrã em 1969 por Jack Smight (um dos realizadores da primeira temporada de «Twilight Zone»), «The Illustrated Man» reduz o leque de histórias para apenas três – a duração média de uma longa-metragem assim o exigiu, mas conserva o misterioso homem ilustrado (Rod Steiger) como personagem central que serve também como narrador omnipresente.
O interesse dos episódios é variável, como quase sempre acontece neste tipo de filme-antologia. O primeiro fala de um universo futuro onde crianças brincam com realidade virtual, viajando para mundos criados ao sabor da sua imaginação. No segundo (e melhor) somos levados para o planeta Vénus, para acompanhar quatro astronautas perdidos sob uma chuva intensa e imparável que os leva à loucura. Finalmente, a terceira história relata o desespero de um casal que pondera matar os seus próprios filhos antes do Dia do Juízo Final, para lhes poupar o sofrimento.
Cenários datados (e fascinantes por isso mesmo, num design descolorado e minimal que parece uma versão pobre de «2001») acompanham os três segmentos, todos eles brilhantemente interpretados pelo mesmo trio protagonista, o já citado Steiger e ainda Claire Bloom (então um casal na vida real) e Robert Drivas: tudo nasce da invenção das personagens que gravitam em torno do homem ilustrado, tudo é um espelho. E é mesmo essa figura bigger-than-life quem acompanha os melhores momentos do filme, num permanente registo contemplativo, poético e evocativo das tragédias encarceradas no próprio ser humano.

[Texto editado a partir do original publicado na revista Hype!, núm. 1, Setembro 2007.]



(Região 1 pela Warner. Formato 1.66:1 anamórfico, som Dolby Digital 1.0., legendas em inglês. Apresenta ainda uma curta peça original de 1969 sobre o trabalho de maquilhagem que transformou Rod Steiger num homem tatuado da cabeça aos pés. Ver aqui.)