THE WITCH WHO CAME FROM THE SEA
de Matt Cimber, 1971-1976 [EUA]
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TRAILER
Molly vive perseguida por um passado de molestação sexual, quando foi vítima de abuso por parte de um pai alcóolico que trabalhava como capitão no alto mar. Envolvida em fantasias marítimas que lhe trazem imagens de piratas e sereias, Molly procura o amor aventureiro como escape para a sua instabilidade emocional. Como uma Carol Ledoux («Repulsion» de Roman Polanski) ainda mais desequilibrada ou uma Dalila que pretende cortar não só o cabelo a Sansão, Molly começa a revelar tendências homicidas, que envolvem a castração das suas vítimas masculinas. Se tudo não passa de uma fantasia, é o que «The Witch Who Came From the Sea» utiliza como motor dramático para alienar o espectador. E consegue-o plenamente, com um imaginário distorcido carregado de leituras sexuais, muita violência psicológica e uma vontade de sublinhar o choque que há em filme-choque. Se a descida aos infernos de Molly acaba por não soar muito convincente, deve-se mais ao percurso sinuoso da narrativa do que ao talento envolvido na fita: a actriz Millie Perkins («Diary of Anne Frank») traz uma elegância de composição à personagem que é pouco usual em semelhantes trabalhos exploitation, e há ainda a fotografia de Dean Cundey («Ilsa», «Halloween») e uma vontade "artística" evidente no trabalho do realizador Matt Cimber («The Candy Tangerine Man», entre outras bizarrias).
(Edição R1 muito recomendável da Subversive Cinema, com vários extras, incluindo um esclarecedor documentário de trinta minutos. Aqui está ela.)