terça-feira, novembro 01, 2005

MALICE


de Harold Becker, 1993 [EUA]
☻☻
TRAILER
Quem viu «The Onion Field» e «Sea of Love» terá fixado o nome de Harold Becker, hábil arquitecto de thrillers à maneira clássica, bem estruturados e melhor interpretados. «Malice» («Má Fé» em português) é um dos seus títulos menos vistos, apesar de um elenco repleto de vedetas, e, se nem sempre resulta, é um interessante exercício de suspense para quem do género não pedir mais do que duas horas bem passadas.
Um prestigiado cirurgião (Alec Baldwin) muda-se para a casa que um antigo colega de liceu (Bill Pullman) anda a decorar com a sua esposa (Nicole Kidman). Quando esta entra de urgência no hospital com dores abdominais, o médico, alcoolizado após uma noite de copos, acaba por fazer asneira das grandes, impossibilitando-a de vir a ter filhos. Segue-se o conflito na relação entre as três personagens, com algumas surpresas - ou nem tanto - pelo meio. Becker faz o que pode com o algo desconchavado argumento de Aaron Sorkin, cheio de boas ideias (uma subtrama inicial sobre um violador de estudantes que parece espelhar, na sua brutalidade, a relação entre o trio protagonista), mas incapaz de lidar credivalmente com motivações e twists. «Malice» vale essencialmente pelas seguras criações de Kidman e Pullman, bem como pela então mui jovem Gwyneth Paltrow, que dá aqui os primeiros passos apenas para ser esquartejada aos primeiros minutos.

[Texto editado a partir do original publicado na revista DVD Review, número 26, Dezembro de 2003.]

(Edição nacional Lusomundo, apenas com o trailer como extra. Não ficamos servidos com a edição inglesa ou a norte-americana, pelo que apenas o preço poderá ser questão relevante.)