quarta-feira, fevereiro 15, 2006

SEE NO EVIL


de Richard Fleischer, 1971 [GB]
☻☻☻
Em tempos empregado de gigantes como a RKO, Walt Disney e MGM, Richard Fleischer foi, durante os anos 50 e 60, um dos mais hábeis artesãos de aventuras big-budget para toda a família. Acontece que o autor de «20,000 Leagues Under the Sea» e «Fantastic Voyage» não se deu bem com o novo cinema, mais adulto e liberal, que chegou com a seguinte mudança de década, afundando-se em produções cada vez menos relevantes. Este «See No Evil» («Blind Terror», no original britânico, título entretanto esquecido) é um dos últimos trabalhos interessantes que assinou - dois anos depois apareceria ainda com o cult sci-fi «Soylent Green» -, e é um thriller violento com a então muito jovem Mia Farrow, ela que, três anos antes, já se havia metido nestas andanças do medo com «Rosemary's Baby».
A actriz interpreta aqui uma rapariga cega que acorda um dia com toda a sua família morta dentro de casa. A sua invalidez visual faz com que só descubra os cadáveres quando o assassino está de novo bem perto do local. O que se segue, está visto, é uma correria constante, com a pobre vítima a fugir de alguém que nem sabe quem é. É este o ponto de partida para uma maratona de suspense à moda antiga (ou ao jeito actual, como manda o revisionismo de «Haute Tension» e «Wolf Creek»), com óptimas ideias de fazer apertar o peito reforçadas pela partitura do veterano Elmer Bernstein, e que só colapsa com um final demasiado preguiçoso.

[Texto editado a partir do original publicado na revista DVD Review, número 25, Novembro de 2003, com o título "Cabra-cega"]


(Caso já não apanhem por aí a edição nacional da Lusomundo, aqui fica a edição britânica, também com legendas em português e com a mesma falta de extras.)