quinta-feira, agosto 24, 2006

A TALE OF TWO SISTERS


de Kim Ji-un [Coreia do Sul, 2003]
☻☻☻☻☻
Este é um título que quem segue estas cinematografias não pode ter deixado de ouvir falar e poucos com interesse particular no cinema de horror made in Asia ainda não terão tido a oportunidade de ver. É notório que o horror japonês tem trazido mais propostas interessantes neste campo, mas não devemos virar costas ao que de bom se tem feito na Coreia do Sul, ainda que os exemplos sejam escassos.
«Janghwa, Hongryeon» — título original, que remete para a história tradicional que inspira o filme — é uma das mais apreciadas obras do género, de produção recente, com origem na Ásia Oriental. Tem forte sustento dramático, genuína tensão, personagens bem delineadas; segue os caminhos tradicionais do género, sem por eles se deixar confinar; desenvolve um mistério sólido e credível, que fãs do trabalho recente de Lynch, que não se deixem distrair pela linguagem “comercial” ou a pretensa “histeria” — «Massacre no Texas» é muito “histérico”, mas já tem idade para ser respeitado — não deixarão de apreciar.
Estreado há pouco com apenas uma cópia numa sala periférica de Lisboa — sob o título «História de Duas Irmãs» — não poderia deixar de passar despercebido. Um par de anos depois dos primeiros DVDs terem sido colocados no mercado, “toda a gente” já viu, não é verdade?


(Há muito por onde escolher em termos de DVDs. O site DVDCompare lista actualmente sete opções. Tendo em conta a legendagem dos extras, a maioria dos leitores preferirá a edição americana ou a inglesa, mas pode sempre esperar-se pela edição com legendas em português.)
www.asia.cinedie.com