sexta-feira, setembro 15, 2006

MEMENTO MORI


De Kim Tae-yong e Min Gyu-dong [Coreia do Sul, 1999]
☻☻☻☻☻
A intenção era uma sequela ao popular «Whispering Corridors» (1998), o primeiro da série sobre fantasmas em liceus femininos («Yeogogoedam»), mas o estúdio recebeu algo mais do que estava à espera, na forma de um olhar crítico sobre o modo como a sociedade coreana pressiona as mulheres desde a adolescência para se submeterem a determinados padrões de normalidade. Que melhor forma de explorar o tema do que através de uma história de amor entre duas raparigas?
A dupla de realizadores, que assinou com «Memento Mori» a sua primeira longa-metragem, não tinha muitas referências no âmbito do cinema de horror e tal contribui para uma perspectiva particular do género — ou, talvez, a recusa em tentar sequer fazer um filme de género.
Com um apurado design sonoro e construção narrativa assente no triângulo de personagens principais e não em “sustos” ou “choques”, este é um filme que será recordado como um dos essenciais no contexto do cinema coreano moderno, destacando-se no âmbito do fantástico e horror local, que continua a ser pobrezinho.
Em 2006, os realizadores voltaram às longas-metragens de ficção, agora sozinhos: Min Gyu-dong com «All For Love, The Most Beautiful Week in my Life» e Kim Tae-yong com o superior «Family Ties», ambos fora do cinema de género. «Yeogogoedam Du Beonjjae Iyagi», ou “História de Fantasmas no Liceu Feminino, Segunda História”, no original.



(Muitas opções em DVD. A edição original coreana deve encontrar-se barata, mas pode optar pelo pack mais recente com 6 discos incluindo uma versão extensa, com mais de três horas — vamos lá a despejar tudo o que sobrou para impressionar os coleccionadores —, pela edição francesa que inclui 32 cenas apagadas ou pela R1. A imagem da edição de Hong Kong foi cortada para 4:3 ou próximo. Referências: DVDCompare, DVDBeaver)
www.asia.cinedie.com