sexta-feira, outubro 06, 2006

INTO THE MIRROR


De Kim Seong-ho [Coreia do Sul, 2003]
☻☻☻
Quando visionado em 2003, em Sitges, não deixou mal impressão — antes das dezenas de títulos que levaram a que hoje em dia nos restem poucas expectativas em relação ao horror produzido na Coreia — seleccionado com um trio de filmes com a mesma proveniência que ainda hoje figuram nas nossas listas de favoritos: «A Tale of Two Sisters», «Memories of Murder» e «Save the Green Planet».
Revisto três anos depois, «Geoulsokeuro» (o inglês é uma tradução literal) continua a ser entertaining e a manter-se acima da média dos filmes de género produzidos localmente, ainda que não deixe de manter alguns clichés: um centro comercial assombrado (?), um fantasma vingativo, uma investigação onde apenas o herói vê a solução, sem que ninguém lhe dê ouvidos. A base do horror, no entanto, será algo subvertida num final que poderá parecer um puxar do tapete sob os pés dos espectadores.
Seja como for, é dos poucos filmes de horror sul-coreanos que se esforça por dar a primazia a um argumento com uma certa coerência interna ao invés de seguir rotinas que provocam bocejos, ainda que nos pareça que tivesse a ganhar com menos um quarto de hora ou vinte minutos
O mistério quando à natureza das mortes não existe, pois na apelativa introdução vemos logo o rosto do assassino: afinal a imagem das próprias vítimas no espelho.



(O DVD ainda se pode encontrar na sua edição limitada em lojas como a YeonDVD — oficialmente fechada, mas ainda a vender o remanescente em stock.)
http://www.asia.cinedie.com/