segunda-feira, julho 09, 2007

MACUMBA SEXUAL


de Jess Franco [Espanha, 1983]
☻☻☻
«Macumba Sexual» marcou o regresso de Jess Franco à sua Espanha natal, mais de quinze anos depois de andar a procurar liberdade artística por outros países europeus. A decisão deveu-se ao facto de ter finalmente encontrado uma produtora, a Golden Productions, que prometeu não interferir em momento algum com a "visão" sempre provocatória do autor (e porque já não havia um outro Franco a chatear a malta). Na verdade, apenas no título houve concessão, já que o inicial «Macumba» acabou por ser reforçado de forma mais explícita na exportação para outros mercados.
A história do filme conta-se em três tempos (uma rapariga e o seu marido são "possuídos" por uma princesa libidinosa durante umas férias nas Ilhas Canárias - ou não passa tudo de um sonho?) e grande parte da narrativa avança sem grandes explicações ou diálogos, servindo apenas os quadros de exotismo tórrido tão comuns no cinema de Franco. Mas desta vez nota-se um gozo tremendo na experimentação visual, podendo mesmo chamar-se para aqui a palavra "arte" sem grandes problemas de consciência. Sexo, muito sexo, feito alucinação de filme de terror molhado. Lina Romay (que surge nos créditos como Candy Coster) e a transsexual Ajita Wilson são os corpos permanentemente expostos sob o sol escaldante.



(Região 1 pela Severin. A versão apresentada é a original, em língua espanhola, com legendas em inglês. Como extra são servidas entrevistas a Franco e Romay.)