quarta-feira, julho 18, 2007

LONG WEEKEND


de Colin Eggleston [EUA, 1978]
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A Austrália e a relação com os seus enormes cenários naturais serviram de esqueleto poético a dois títulos incontornáveis da década de 70: «Walkabout» de Nicolas Roeg e «The Last Wave» de Peter Weir. «Long Weekend» tenta furar pelo mesmo caminho, reforçando o lado fantástico para o aproximar do sub-género «natureza revoltada» presente em fitas de horror como «The Birds» ou «Day of the Animals». O que salta desde logo à vista é que Eggleston (saídinho do soft-core «Fantasm Comes Again») não é Roeg e muito menos Weir, tropeçando ligeiramente na forma de abordar o simbolismo desta história de um casal desavindo em fim-de-semana de reconciliação numa praia deserta. A mão é pesada no que toca a ilustrar visualmente a tensão entre as feridas das relações humanas e a resposta violenta de animais selvagens confrontados com os invasores urbanos. Mas quando a fita se liberta da ganga existencialista, é de uma eficácia a toda a prova. A fotografia deslumbrante, a banda sonora em permanente arrepio, as interpretações intocáveis, tudo se conjuga para uma experiência limite de puro horror, visceral e inexplicável. Varreu os prémios de todos os festivais do fantástico no ano de estreia, Sitges e Avoriaz incluídos.




(A edição regão 1 da Synapse é a mais completa, com comentário áudio e uma pista em 5.1.)