domingo, outubro 02, 2005

THE UNTOLD STORY


de Herman Yau Lai-to, 1993 [Hong Kong]
☻☻☻☻
Mais um título "categoria III", desta feita um dos mais "notórios" e "infames" que, apesar da extrema violência (incluindo uma cena de abuso sexual gratuita), trouxe o prémio de representação ao actor Anthony Wong nos Hong Kong Film Awards. O DVD faz questão em esclarecer, para nosso maior desconforto, que o filme foi "baseado, infelizmente, em factos reais". Trata-se da história de um homem que fugiu de Hong Kong, onde era procurado por homicídio, para Macau, passando a trabalhar num restaurante. Mas a sua natureza vem depressa ao de cima e acaba por chacinar toda a família do dono do estabelecimento.
Não há espaço para "spoilers" aqui: arrancamos com restos humanos encontrados na praia, sabemos o que ele fez e a polícia também não tem grande dificuldade em chegar lá. O mais complicado é extrair-lhe uma confissão e a PSP de Macau não se poupa às torturas necessárias.
Para além de todo o humor idiota e aqui bastante desajustado, o momento mais cruel do filme é o flashback com a matança, em que pouco é deixado off-screen. Nem as crianças escapam. E o que fazer com os cadáveres quando se trabalha num restaurante. Precisa de motivação para se tornar vegetariano?
O título em cantonês reflecte toda a finesse e subtileza do filme: «Baat Sin Faan Dim Ji Yan Yuk Cha Siu Baau» poderá traduzir-se por "Restaurante dos Oito Imortais – Pãezinhos Recheados de Carne Humana".

(Apesar de classificado para adultos a versão original de Hong Kong tinha cortes. O DVD da Tai Seng editado nos EUA já há uns bons anos contém a versão integral e inclui dois comentários áudio, um com Anthony Wong e o outro com o realizador. 4:3 letterbox, Dolby 1.0. Entretanto, a última edição de HK deverá trazer também a versão "uncut". Esta poderá ser encontrada na DDDHouse e o DVD Tai Seng, por exemplo, na DVDBoxoffice.)
www.asia.cinedie.com