domingo, novembro 27, 2005

THE CRAZIES


de Goerge A. Romero, 1973 [EUA]
☻☻☻☻
(...) Todos aqueles dados aos corredores mais emporeirados de velhos clubes de vídeo se lembrarão de «The Crazies» através da edição nacional que se chamou então «Guerra ao Vírus da Loucura». O filme de 1973 confirmou Romero como um dos mais importantes realizadores independentes, reforçando a singularidade temática do autor. Tal como o título nacional explicita, fala-se aqui de um vírus altamente contagioso que leva os habitantes de uma pequena comunidade - entretanto posta de quarentena pelo exército - a um estado de loucura sem regresso. É uma espécie de «Night of the Living Dead» sem zombies, mas com as mesmas preocupações sociológicas, interrogando se o perigo da contaminação não será inferior ao de um exército "cego" e armado até aos dentes ou a uma sociedade civil doidinha por iniciar a chacina. «The Crazies» é uma raridade irrecusável, ao representar o elo perdido entre a primeira obra de Romero e os restantes títulos da sua saga zombie, mas também por servir de ensaio directo para o clássico «Dawn of the Dead» (e assim influenciar inúmeras obras modernas como «28 Days Later»): repare-se na primeira meia-hora de histeria colectiva, na montagem nervosa e na estética marcada por um realismo quase documental, servida por actores maioritariamente desconhecidos ou não profissionais e pelo uso de cenários naturais. (Actualização: a Paramount anunciou para breve um remake de «The Crazies», assegurado pela realização de Brad Anderson e pelo argumento de Scott Kosar, o mesmo dos remakes de «Texas Chainsaw Massacre» e «Amityville Horror».)

[Texto editado a partir do original publicado na revista DVD Review, número 21, Julho de 2003, com o título "Cartas de Amor".]


(Edição região 1 da Blue Underground. Coméntário áudio com Romero e William Lustig, peça de 15 minutos sobre a cult star Lynn Lowry e ainda uma extensa biografia sobre o realizador. Só não tem é legendas. Comprei a minha aqui.)