domingo, novembro 20, 2005

STORY OF RICKY


de Nam Nai-choi, 1991 [Hong Kong]
☻☻☻
Também conhecido como «Ricky Oh», a partir da manga homónima, «The Story of Ricky» é possivelmente o filme com o mais elevado nível de violência gráfica produzido em Hong Kong. O gore é constante e varia entre o grotesco e o doentio.
Ricky vai para a prisão depois de se vingar do responsável pela morte da namorada. No futuro (no caso, em 2001), as gestões privadas das prisões preocupam-se pouco com o bem-estar dos prisioneiros e colaboram com gangs que dominam as diversas alas. Ricky é um rapaz sensível e não suporta a injustiça. Quem se mete à frente é feito em pedaços. O próprio herói não deixa de sofrer algumas mutilações, mas está sempre pronto para outra.
Para levar muito pouco a sério, poderá ser melhor apreciado depois de algumas cervejas. Ainda que existam alguns momentos que possam revoltar os estômagos mais sensíveis, o carácter low budget dos efeitos de maquilhagem contribui para o tom geral cheesy. Gore para todos os gostos: desmembramentos, eviscerações e um enorme triturador de carne. Garantido para quebrar o gelo nas festas. Editado em DVD em Novembro em Portugal como «A História de Ricky». (Título chinês: «Li Wang».)


(Disponível em diversas edições, mas nem todas estarão isentas de cortes. A visionada foi a antiga de Hong Kong, pré-remasterização, com um disco partilhado com a americana Tokyo Shock. Mas não é preciso procurar mais longe, está aí em edição nacional, na colecção CineÁsia, da Prisvideo. Presumimos ser a versão integral, já que os masters vêm de Hong Kong. Os extras limitam-se a trailers e slideshow.)
www.asia.cinedie.com