segunda-feira, novembro 21, 2005

UNHINGED


de Don Gronquist, 1982 [EUA]
☻☻
«Psycho» encontra «Last House on the Left» neste no-budget "popularizado" por integrar a lista de video nasties britânica. «Unhinged» conta a história de três raparigas que, após um acidente de viação, acordam numa casa isolada no meio da floresta, habitada apenas por duas simpáticas senhoras. Mas algo de estranho anda no ar... e depois é conversa, nudez gratuita no chuveiro, mais conversa e mais nudez gratuita no chuveiro... até um desenlace realmente surpreendente.
«Unhinged» deixará qualquer um a coçar a cabeça de tanto pensar sobre o porquê de tamanha polémica. Há pouca violência (e quando surge é off-screen) e apenas a nudez (integral) poderá ter feito cócegas aos censores. Ainda para mais, e mesmo com os defeitos resultantes deste tipo de produções caseiras (a começar pelas oh-meu-Deus! interpretações), «Unhinged» é filme com o qual é fácil simpatizar, já que sabe contornar as expectativas aos maiores entusiastas do slasher e, mais importante, consegue tirar partido das suas limitações para criar um eficaz clima de mistério.


(A edição região 0 da americana Brentwood apenas oferece uma curta entrevista ao realizador e actriz principal e um insuportável comentário áudio "cómico" feito por meia dúzia de tipos que nada têm a ver com a película. A minha cópia foi uma pechincha do eBay, mas também está aqui.)