sexta-feira, novembro 04, 2005

JASON X


de Jim Issac, 2002 [EUA]
☻☻☻
TRAILER
(...) «Jason X» é um mau filme? Talvez. Mas é um filme honesto, divertido e que cumpre para com os seus propósitos? Sem dúvida. Mais importante, este décimo tomo da saga de Jason Vorhees é, surpresa!, o melhor «Friday the 13th» desde que Sean S. Cunningham deu início à série em 1980. Desta vez, a comandar as operações, encontramos Jim Isaac, talentoso homem dos efeitos especiais que tomara conta da bicharada em tantos filmes de David Cronenberg (e o mestre canadiano sabe retribuir um favor, já que surge agora num delicioso cameo). Tamanha rodagem só podia fazer toda a diferença, e o tom ingénuo dos primeiros filmes deu lugar a um savoir faire evidente, mas que em instante algum usa o sarcasmo modernaço da maioria do actual cinema de terror adolescente: os jovens conhecem a ameaça, tentam dar a volta por cima, mas nunca preferem parar a acção para debitar aquele tipo de piadas de quem conhece estes filmes de trás para a frente.
Outra das novidades é, já se sabe, o cenário: Jason é congelado e levado para o espaço, onde é inadvertidamente reanimado. Não sendo propriamente uma ideia nova (Leprechaun, Critters e Pinhead já tinham viajado para outras galáxias, todos com resultados desastrosos), acaba por dar uma nova tonalidade a uma série que andava em piloto automático há muito, muito tempo. Acabou-se, então, com a vertente mais purista do slasher para dar lugar a um filme de acção sci-fi directo-ao-assunto, mas, mesmo assim, os amantes do gore encontrarão aqui muito molho para temperar as suas fantasias.

[Texto editado a partir do original publicado na revista DVD Review, número 21, Julho de 2003, com o título "E o Papão Foi ao Espaço".]


(A edição nacional da Prisvídeo é excelente a todos os níveis e apresenta muito e bom extra, incluindo uma peça onde se documenta a génese do slasher. De qualquer forma, os adeptos da compra online podem querer considerar a edição inglesa, que apresenta os mesmos extras e um preço competitivo. A estes acresenta-se ainda, na edição americana - um pouco mais cara -, uma função de comparação script-to-screen em DVD-ROM.)