sexta-feira, dezembro 09, 2005

MUERTOS DE RISA


de Alex de la Iglesia, 1999 [Espanha]
☻☻☻☻
SITE OFICIAL
(...) Rodado em 1999, logo após «Perdita Durango», representa a primeira incursão do realizador nos terrenos da comédia pura, apesar de recheada de pormenores sórdidos e muito, mas muito sangue. Retratando o percurso de dois jovens comediantes desde os anos 70 até ao presente, então já como supervedetas e verdadeiros inimigos mortais, o filme acompanha também as mudanças políticas em Espanha, traçando um paralelo entre a irrisão social e a decadência moral dos dois artistas. Mas que a sinopse não enganre: a maluquice é constante, o riso uma obrigação, e os dois actores principais (El Grand Wyoming e o fartote chamado Santiago Segura) levam a cabo uma transformação que terminará no apodrecimento - literal! - do seu mais profundo interior.

[Texto editado a partir do original publicado na revista DVD Review, número 15, Janeiro de 2003, com o título "Piadas Mortais".]


(Comprei há alguns anos a edição espanhola aqui. Entretanto saiu uma edição norte-americana, que parece ter sensivelmente os mesmos extras, e apresenta também a versão original em castelhano com legendas em inglês.)