domingo, dezembro 04, 2005

PRINCE OF DARKNESS


de John Carpenter, 1987 [EUA]
☻☻☻☻
(...) A obra que marcou o regresso de John Carpenter ao universo do terror e a um forçado baixo orçamento - os custos de produção não ultrapassaram os 3 milhões de dólares - depois do desastre nas bilheteiras da anterior aventura numa major , «Big Trouble in Little China». O argumento, escrito por Carpenter sob o pseudónimo Martin Quatermass (homenagem a «Quatermass», série de filmes sci-fi da Hammer), é o mais linear possível, permitindo assim o avanço para subtextos e homenagens que elevam o filme a mais do que um pequeno divertimento secundário. Temos aqui piscadelas de olho a clássicos do horror "satânico" como «Rosemary's Baby» ou «The Exorcist» e até a obras anteriores do autor, sendo a referência mais evidente o magistral «Assault on Precint 13», filme constantemente repescado por Carpenter em posteriores autocitações. Mais importante é o uso da série B e de géneros "menores" para falar de coisas sérias - surge aqui o tema da contaminação como metáfora mais ou menos explícita para a cegueira social -, gesto aprendido dos grandes clássicos dos anos 50. Repleto de charme low-budget, «Prince of Darkness» sabe tirar partido dos seus cenários exíguos e casuais efeitos gore e conta também com o último grande desempenho de Donald Pleasence.

[Texto editado a partir do original publicado na revista DVD Review, número 15, Janeiro de 2003, com o título "O Evangelho Segundo St. John".]


(A edição nacional - «Príncipe das Trevas» - da Universal traz um comentário áudio de Carpenter. Para quem já não a encontrar nos sítios do costume, há a edição inglesa, com os mesmos extras e legendas em português. Já a versão americana não oferece qualquer tipo de material adicional. Infelizmente nenhuma delas reproduz o poster original, tal como aparece na capa da edição portuguesa.)