quarta-feira, janeiro 25, 2006

THE ST. FRANCISVILLE EXPERIMENT


de Ted Nicolaou, 2000 [EUA]
☻☻
TRAILER
Quatro jovens passam a noite numa casa assombrada, munidos de câmaras de filmar e material para estudo de fenómenos paranormais. O que lhes aconteceu ficou registado neste filme. Esta é a sua história real.
Pois, claro. Não vale muito a pena reforçar as semelhanças óbvias entre «The St. Francisville Experiment» e «The Blair Witch Project», lançado um ano antes, até porque o popular êxito não estava propriamente isento de culpas no que toca ao gamanço de ideias. Pelo que também não fará grande sentido vir aqui procurar qualidades cinematográficas de relevo, já que ao mockumentary (de "mock" e "documentary") apenas interessa convencer o espectador que o que está a ver aconteceu de facto. Importa então revelar se funciona ou não como exercício de terror, questão que terá uma resposta consonante com os próprios fantasmas do espectador. Por isso, quem se pela por uma boa história de assombrações, terá aqui um entretenimento desavergonhado e "exploitativo" que quando mete medo, mete mesmo muito medo.


(Região 1 da Lions Gate aqui. Tem legendas - o que convém, já que o som é directo e certas passagens são imperceptíveis - e alguns mini-extras. Para o que é, chega e sobra.)