domingo, maio 13, 2007

SCHOOL OF THE HOLY BEAST

School of the Holy Beast
de Suzuki Norifumi [Japão, 1974]
☻☻☻
Depois de uma noite de diversão na cidade, uma jovem despede-se do homem com quem partilhou a cama e vai para um convento. Cedo percebemos que ela não é do tipo religioso e que o isolamento que se impõe é motivado pela necessidade de investigar o passado.
Nunsploitation não será um género muito popular no Japão, onde o catolicismo não tem expressão forte (menos de 1% dos japoneses são cristãos, sendo a maioria protestante), mas estou certo que o realizador Suzuki (do qual já aqui falámos de «Sex and Fury») fez a pesquisa necessária para se assegurar que os rituais religiosos são fiéis às tradições monásticas. A cerimónia de iniciação, ficamos a saber, requer que a noviça esteja nua. Duas freiras são castigadas pelo pecado da gula (atacaram a despensa), sendo obrigadas a acoitarem-se mutuamente em topless. A cena é enquadrada por uma câmara que, como que afectada pela energia furiosa e sensual do momento, se inclina de súbito, e investe repetidas vezes na direcção das freiras, ao ritmo dos golpes de chicote.
«School of the Holy Beast» («Seiju Gakuen»), um título pinky violence da Toei, consegue um bom equilíbrio entre o "drama" e o colorido esperado do género. Como em outros exploitations japoneses, trata-se com seriedade a narrativa central, estruturada como um “policial”. O texto não se limita a ligar as obrigatórias cenas eróticas ou de tortura.
Num entrevista incluída no DVD, a actriz principal, Tagikawa Yumi, conta como foi contratada para o seu primeiro filme sem ter conhecimento da sua natureza erótica — resistiu, mas viria a ceder. No entanto, não se converteu ao género e não voltou a tirar as roupas no grande ecrã (a sua carreira prosseguiu com «Graveyard of Honour», de Fukasaku Kinji). Divertida, afirma que não entende porque editaram este filme em DVD com tantos filmes mais interessantes por aí.




(O DVD visionado foi o R1 Cult Epics, existindo também a edição francesa Studio Canal — «Le Couvent de la Bête Sacrée». O vídeo americano tem um pequeno problema de distorção. Digo “pequeno” porque nenhuma análise online parece ter dado por isso. Há uma ligeira distorção vertical, que terá vindo do master japonês, mais notória em planos inclinados; nos restantes, os rostos passam melhor por “vincadamente ovais”. Extras: trailer e duas óptimas entrevistas com a actriz Tagikawa Yumi e o crítico de cinema Kiridoushi Risaku, infelizmente entremeadas por clips em francês e duplamente distorcidos.)
http://www.asia.cinedie.com/