segunda-feira, janeiro 30, 2006

BATMAN: THE MOVIE


de Leslie Martinson, 1966 [EUA]
☻☻☻
SITE OFICIAL
(...) Batman é uma das faces mais importantes da história dos comics norte-americanos, atravessando décadas e acompanhando o processo de maturação de um novo estilo de arte que apenas lentamente foi ganhando respeitabilidade. Serve isto para dizer que o filme de 1966 - adaptação para o grande ecrã de uma série televisiva de 120 episódios, feita com a mesma equipa - pertence justamente ao período em que todo este universo era ainda relacionado com o público juvenil, apresentando histórias simples, sempre no limite do absurdo, em que os protagonistas mais não eram que veículos para disparo de piadas non-sense.
«Batman: The Movie» assume-se desde o início como produto desmiolado e paródia aos serials dos anos 40. Estamos no domínio do camp, farsa burlesca sem pés nem cabeça, em que heróis e vilões escapam aos perigos através das soluções mais absurdas. Mesmo que a ausência de um argumento linear e minimamente plausível anule o impacto da acção (e por isso o filme acabe por se tornar aborrecido), há que reconhecer na fita ganas de entretenimento artístico, ao colar-se aos excessos das revoluções plásticas fabricadas na década de 60. (...)

[Texto editado a partir do original publicado na revista DVD Review, número 19, Maio de 2003, com o título "Trashmobile!".]


(A edição nacional é da LNK e está recheada de extras suculentos. Semelhante - e bem baratinha - é esta edição, região 1, com legendas em inglês e espanhol.)