quinta-feira, janeiro 24, 2008

NUMBER 23


de Joel Schumacher, 2007 [EUA]
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Jim Carrey continua à procura de projectos que sirvam o seu talento e «Number 23» aparece na lista como mais uma prova da sua versatilidade. O actor surge aqui como um pacato pai de família que vive obcecado por um número – adivinhem qual -, depois de descobrir um livro misterioso que lhe explica nele haver significados cósmicos para lá de qualquer explicação racional. A coisa piora quando se apercebe que o número parece ter uma agenda muito pouco flexível: levá-lo ao crime.
Ora bem, como começar? O filme arranca como thriller contemporâneo estiloso (há ecos de David Fincher), desenvolve-se com uma história paralela de acção hardboiled que o atira para o terreno dos pulp comics, e termina em tom de histeria new age com moral a preço de liquidação. Tanto derrapanço no tom pode deixar qualquer um de cara à banda, mas convém ter em conta que «Número 23» vem assinado por Joel Schumacher. Capaz de fazer bem («The Lost Boys», «Phone Booth») e muito, mas muito mal («Batman & Robin», «8 MM»), é daquele tipo de autores que parece sair do maior flop com um sorriso nos lábios, consciente de que a ironia e o dedo exploitation são bóia de salvação para espectadores desprevenidos. Não são, e a prova é que muitos dos seus projectos vão ao fundo nas bilheteiras e não há crítica que lhes valha. Mas no fim de contas é isso que explica porque é que filmes falhados como «Number 23» sejam tão certeiros no ritmo e se vejam com um misto de fascínio no olhar e lábios enviesados como quem pede uma explicação para o delírio que acabou de ver.

[Texto editado a partir do original publicado na revista Hype!, núm. 4, Dezembro 2007.]



(Edição nacional pela Prisvídeo. Formato 2.35:1 anamórfico, som Dolby 5.1. Apresenta duas versões para o filme, várias cenas eliminadas, comentário áudio e uma quantidade enorme de peças documentais. Na mais interessante, matemáticos e psicólogos explicam números e obsessões compulsivas. Descubra ainda o número da sua vida e como interpretá-lo, numa aula de iniciação à numerologia. Didáctico.)