quarta-feira, novembro 09, 2005

THE PHANTOM OF THE OPERA


de Terence Fisher, 1962 [GB]
☻☻☻
A versão Hammer da história de Gaston Leroux surge numa altura em que o estúdio britânico havia já adaptado virtualmente todos os heróis do horror clássico. Por comparação com as abordagens a Frankenstein, Dracula ou Dr. Jekyll, que acrescentaram um cunho de visceralidade e erotismo silencioso, este Fantasma (papel entregue a Herbert Lom) surge demasiado tímido, demasiado colado ao original literário e à versão cinematográfica de Rupert Julian com Lon Chaney. Este é, no entanto, um daqueles casos em que a redundância do "remake" é ofuscada por mais um brilhante desempenho de Fisher atrás das câmaras, aproveitando ao máximo o detalhado labirinto cénico e criando o equilíbrio perfeito entre o melodrama e o suspense.


(Faz parte de uma fantástica caixa - intitulada "Hammer Horror Series" e lançada recentemente pela Universal para o mercado região 1 - que oferece oito filmes da Hammer, distribuídos por dois discos de dupla face. São eles: «Brides of Dracula», «The Curse of the Werewolf», «The Evil of Frankenstein», «Kiss of the Vampire», «Night Creatures», «Nightmare», «Paranoiac» e «The Phantom of the Opera». A qualidade de som e imagem é espantosa, não há extras em qualquer dos discos, mas há legendas em inglês. O preço é imbatível para uma caixa com 8 longas-metragens. Ora vejam lá, aqui.)